A galeria nasceu em 2011 com o objetivo de difundir a fotografia contemporânea e promover conexões entre fotógrafos, colecionadores, críticos e interessados nos processos criativos dos artistas da Amazônia.
O acervo de obras reúne autores consagrados e talentos emergentes, respeitando os direitos autorais, numeração e tiragem certificadas pelos artistas e pela galeria. No segmento educativo, há oferta de cursos, palestras e encontros regulares com profissionais de várias áreas, buscando fomentar a produção, difusão e a crítica sobre o fazer fotográfico e suas implicações.
Originária da língua Tupi - dos povos indígenas Waiãpi, do extremo Norte do Brasil -, a expressão KAMARA KÓ significa “amigos verdadeiros”, “irmãos”. É com esse conceito agregador que a produtora cultural Makiko Akao e o fotógrafo e educador Miguel Chikaoka vêm desenvolvendo parcerias com profissionais da área da comunicação, arte e pesquisa há mais de 20 anos, trabalhando junto aos mais diferentes públicos e instituições ligadas a cultura e educação no Pará e fora dele.