DISTOPIAS, de Flavya Mutran
Publicado em 02/04/2017
A mostra Distopias, de Flavya Mutran, é composta por trabalhos realizados em sua maioria nas séries EGOSHOT, BIOSHOT e MAPAS DE RORSCHACH. Registra um olhar sob o conceito de distopia, pensamento antítese da utopia, refletido nas obras através da imagem da figura humana. O conjunto de trabalhos apresentado se desenvolve a partir do percurso fototerritorial da artista cerca do modo em que o indivíduo se coloca frente às câmeras.
As séries apresentadas parecem interligadas pela inquietante superexposição da face em que o homem da era digital se autoinflige. Nelas as obras se esboçam em linhas vagamente demarcadas, lembram rabiscos e esboços incompletos, e não com retratos bem definidos próprios ao atributo indicial da fotografia, o que faz delas escrituras abertas e superpostas.
Os EGOSHOTs são multiexposições fotográficas resultantes de daily videos. Abaixo de cada imagem da série, um QR-CODE fornece as informações armazenadas de cada vídeo que originou as fotos. Ao juntar os EGOSHOTs com os QR-Codes o que se pretende é expor parte dos métodos e questionamentos que fizeram parte do trabalho de laboratório da artista, e estendê-los para além dos muros da academia e do espaço expositivo, propondo uma reflexão silenciosa sobre os meios de comunicação e exibição que hoje fazemos uso.